Mas afinal, o que é Coaching?

Mas afinal, o que é Coaching?

De repente surge um novo termo no mundo corporativo: Coaching; afinal o que é isso?

Coaching é um processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão, descoberta pessoal de fraqueza e qualidades. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco.

O processo oferece feedback realista e apoio.

O coaching não tem caráter de psicoterapia, visa auxiliar o cliente  no redirecionamento de suas metas e objetivos na vida pessoal e principalmente na sua carreira. É uma assessoria pessoal, na qual um profissional “qualificado” ajuda o cliente a desenvolver suas habilidades e possíveis mudanças na direção de atingir metas realistas.

O Coaching é pragmático, estratégico, visa atingir um alvo específico.

O grande problema é que muitos profissionais se dizem “coach” é  ai que mora o perigo; quando um profissional está com problemas na sua carreira e busca esse tipo de ajuda, precisa realmente pesquisar bem para quem vai “entregar” sua queixa; por isso se você estiver pensando em procurar esse tipo de orientação pesquise muito bem o profissional, peça indicações de clientes que passaram por esse processo e principalmente conheça sua formação e sua experiência neste tema; afinal você está buscando ajuda e não um problema a mais na sua vida!

Rosângela Casseano é Psicóloga, Hipnoterapeuta, Master em PNL e Personal Coach