Espiritualidade nas empresas

Espiritualidade nas empresas

A espiritualidade que sempre esteve associada a religiões tem ganhado amplo espaço, dentro do mundo corporativo, já que o tema tem muito mais a ver com a missão de vida de cada um, dentro do contexto pessoal, como profissional e na sociedade.

Para Dalai-Lama, citado por Boff (2001), “a espiritualidade é aquilo que produz no ser humano mudanças interiores”. Essas mudanças se refletem para fora ampliando a forma de ser de cada um, proporcionando também um autoconhecimento, podendo desmontar um perfil mais materialista e egoísta em espiritualista e altruísta.

Espiritualidade e religião são coisas distintas, religião tem a missão de apresentar um sistema de crenças para dirigir o caminho a uma pessoa ou a um grupo, já a espiritualidade é o caminho, uma jornada pessoal de transformação.
Quando implementado dentro das empresas, tem a missão de promover uma sinergia em que as pessoas se sintam integradas pelos mesmos ideais, crenças, motivações desenvolvendo, empresários, líderes, funcionários e clientes, dentro de uma atmosfera harmônica e paradisíaca.

O processo se inicia com um diagnóstico do clima organizacional, em seguida são levantadas as metas a serem atingidas, visando sempre construir um ambiente de bem estar e felicidade, virtudes essas que, comprovadamente, ampliam a satisfação de todos. E o melhor de tudo, sem ter grandes investimentos em termos de ambientação física, benefícios, ou outros recursos materiais, já que a mudança propõe transformação numa esfera invisível, mas mensurável.

Em mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e empresas, posso afirmar que as empresas que vem abrindo espaço para essa nova e revolucionária era do bem estar, que investem na espiritualidade dentro da empresa, tem tido como resultados, colaboradores muito satisfeitos, turn over em níveis aceitáveis, alto engajamento, pessoas apaixonadas por seu trabalho e pela empresa, alegria, relações interpessoais recheadas de colaboração, cortesia, gentileza e pessoas talentosas que jamais pensam em deixar suas funções.

Rosângela Casseano é Psicóloga, Hipnoterapeura, Master em PNL e PersonalCoach